quinta-feira, 28 de março de 2019

Dunlop cria especificação “E” do GP Racer D212

Dunlop cria especificação “E” do GP Racer D212

A Dunlop anunciou novas especificações de resistência para o pneu GP Racer D212. Estas novas variantes destinam-se aos pilotos de track day que exigem elevados níveis de durabilidade e performance.
O GP Racer D212 tem sido um pneu vencedor desde a sua estreia. Disponível nas versões slick e para utilizações em estrada, esta última foi utilizada para vencer corridas de Supersport ao mais alto nível nacional, incluindo o campeonato francês de Superbikes.
A Dunlop trouxe, agora, a sua experiência vencedora no Campeonato do Mundo de Resistência da FIM (WEC), acrescentando uma nova especificação de resistência "E" à gama do GP Racer D212.
A versão melhorada de Resistência (E) está disponível nas medidas 190/55 R17 e 200/55 R17 para o pneu traseiro, tanto na versão com rasto homologada para circular em estrada, como na versão slick para circuito.
A configuracção Multi-Tread do composto da versão “E” oferece maior durabilidade, contando ainda com o revolucionário sistema NTEC, que permite a afinação da pressão para uma ótima performance para utilização em pista.
Fonte: Revista dos Pneus

Pirelli P Zero foi o melhor pneu desportivo segundo a Auto Bild

Pirelli P Zero foi o melhor pneu desportivo segundo a Auto Bild 
O novo P Zero impôs-se à sua forte oposição no último teste da revista alemã Auto Bild Sportscar, que colocou à prova 11 prestigiados pneus de verão.
A medida escolhida para o teste foi 245/45 R 18, configuração que a Pirelli identifica como gama alta e que coincide com o segmento de mercado em que a empresa do P Longo colocou o seu foco.
O veículo escolhido foi o BMW 530d, uma berlina desportiva com 265 cv de potência máxima e 620 Nm de binário máximo.
O teste comparativo contemplou uma série de ensaios específicos, que incluíam manobralidade, travagem sobre o piso seco e molhado, resistência ao rolamento, ruído e aquaplaning.
O novo P Zero foi considerado o melhor produto em todas as categorias em que primava a segurança, como nos testes de plataforma de viragem e travagem.
Com ele, verifica-se a importância que os pneus têm em matéria de segurança para o condutor. Por outra parte, nos aspetos relativos à utilização desportiva e prestações, o P Zero foi o melhor em manobralidade, tanto em seco como em piso húmido, num teste com o registo dos melhores tempos por volta.
O veredicto final da revista referiu que "o vencedor do teste não mostrou pontos fracos. Excelente manobralidade tanto em seco como molhado, um excelente equilíbrio, resposta precisa da direção, com um feedback exemplar para o condutor, distâncias de travagem reduzidas para piso seco como molhado e uma boa margem de segurança em termos de aquaplaning
O P Zero é o pneu mais reconhecido entre os entusiastas de automóveis desportivos, para os que representa a entrada num universo de tecnologia, paixão e exclusividade.
No Salão de Genebra de 2019, a família mais desportiva da Pirelli deu as boas-vindas aos novos membros, enriquecendo ainda mais a estratégia de pneus específicos.
Caso seja um condutor ou um fabricante automóvel, a Pirelli oferece soluções personalizadas para os veículos mais importantes dos segmentospremium e prestige.
A partir de agora, integram-se as prestações invernais do novo P Zero Winter, a inteligência dos sensores para condução em pista de “Track Adrenaline” ou a tecnologia para super desportivos elétricos, onde ressalta a marcação no flanco do pneu com a referência Elect, para não falar da personalização e exclusividade que oferece a gama P Zero Color Edition.
Tudo está assegurado pela identificação P Zero Um sinónimo de qualidade, como comprovou o último teste na Alemanha feito com cronómetro.
Fonte: Revista dos Pneus

sábado, 16 de março de 2019

Michelin lança novo pneu trail para motos

Michelin lança novo pneu trail para motos

A pensar nos proprietários de motos trail que utilizam maioritariamente o seu veículo de duas rodas no asfalto, a Michelin ampliou a sua gama de pneus trail com o novo Michelin Anakee Adventure, concebido para uma utilização 80% em estrada e 20% off-road.
O Michelin Anakee Adventure posiciona-se como a solução ideal para equipar as motos trail desportivas. As suas características técnicas e as dimensões disponíveis cobrem as expectativas da maioria dos fabricantes e dos clientes num segmento muito dinâmico, competitivo e inovador. Está disponível desde janeiro de 2019.
O design deste pneu é pensado para realçar o estilo da moto e oferecer excelentes prestações em estrada, com a possibilidade de fazer incursões fora do asfalto com toda a tranquilidade.
O Michelin Anakee Adventure responde às expectativas dos proprietários das principais motos trail do mercado, como a Honda Africa Twin, a BMW GS, a Yamaha Super Ténéré, a Suzuki V Strom e a KTM Adventure, ou mesmo a Triumph Tiger ou a Moto Guzzi V85TT.
Seja para serem utilizadas em qualquer condição meteorológica no dia a dia, ou para passear durante o fim de semana, com a possibilidade de rolar por caminhos ou pistas off-road.
Para obter as melhores prestações em termos de aderência, conforto e estabilidade, o Michelin Anakee Adventure combina novos compostos, uma nova estrutura, novas tecnologias e um novo desenho da banda de rolamento.
É o primeiro pneu trail da Michelin a incorporar as tecnologias Michelin 2CT e Michelin 2CT+. O novo Michelin Anakee Adventure completa a oferta de pneus trail da marca, juntando-se aos Michelin Road 5 Trail (para utilização 100% em estrada) e Michelin Anakee Wild (50% em estrada e 50% off-road).
Fonte : Revista dos Pneus

Michelin lança pneu para os amantes do enduro

Michelin lança pneu para os amantes do enduro

No decurso do desenvolvimento da inovadora gama de pneus E-Wild, os engenheiros do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Michelin inspiraram-se nos pneus de Down Hill e Enduro da marca para bicicleta de montanha.
Dado que o pneu traseiro deve estar preparado para absorver mais impactos, o pneu Michelin E-Wild traseiro é mais resistente do que o dianteiro. Neste caso, a carcaça deriva da utilizada nos protótipos de competição de Down Hill, com o objetivo de maximizar a resistência e a tração, graças à sua capacidade para rodar com baixas pressões.
Por seu turno, o pneu dianteiro tem por base as carcaças de enduro, para combinar a necessária robustez com uma excelente aderência quando os ciclistas levam as suas bicicletas montanha abaixo.
Juntos, os pneus Michelin E-Wild dianteiro e traseiro contribuem para minimizar a quantidade de energia necessária para rodar, melhorando a eficiência e reduzindo, assim, as exigências feitas à bateria, o que permite uma maior autonomia com cada carga.
O desenho das carcaças também otimiza o peso dos novos pneus para bicicletas de montanha elétricas, que, para medidas idênticas, é equivalente ao dos pneus convencionais. 
Além do trabalho realizado na carcaça, os engenheiros da Michelin prestaram especial atenção aos compostos utilizados. Assim, a mais recente geração da tecnologia E-GumX favorece a transmissão da potência desde os pedais ao solo através da roda traseira e, ao mesmo tempo, incrementa a longevidade dos tacos da sua escultura.
Os pneus Michelin E-Wild Front e Michelin E-Wild Rear estarão à venda ao público em março de 2019, nas medidas: 27.5 x 2.6 e 27.5 x 2.8.
Fonte: Idealista

Goodyear apresenta veículo autónomo Olli

Goodyear apresenta veículo autónomo Olli

A Goodyear Tire & Rubber Company está a ampliar o seu atual trabalho com veículos autónomos, ao ter sido escolhida enquanto fornecedor exclusivo de pneus para um serviço de transporte de passageiros autónomo de nível 4, denominado ‘Olli’.
A Goodyear associou-se à Local Motors, com sede no estado norte-americano do Arizona, para efetuar testes de pneus com a Olli, a marca de um serviço de transporte autónomo para oito passageiros. A Local Motors também escolheu os pneus Goodyear para instalação exclusiva nos seus veículos Olli.
Acrescentar este veículo à frota destes permitirá à Goodyear utilizá-lo para uma avaliação de mobilidade avançada em vários locais, incluindo as instalações de testes Mcity da Universidade do Michigan, o centro de investigação e desenvolvimento público privado com, aproximadamente, 65.000 m2 de estradas e infraestruturas de tráfego.
O trabalho de testes com veículos autónomos permite à Goodyear estudar as áreas de operação e manutenção que devem ser abordadas quando não existe um condutor aos comandos. O que inclui opções futuras de tecnologia de pneus para esses veículos.
O Olli está em exposição no stand da Goodyear no Salão de Genebra. O veículo estava equipado com pneus sem ar DuraWeb da Goodyear, solução que a empresa desenvolveu para oferecer pneus com tecnologia que elimine os trabalhos de manutenção para veículos industriais, especialmente em frotas.
Adicionalmente, no Luxemburgo, onde está situado um dos centros de inovação global da Goodyear, a empresa equipa três autocarros autónomos. Os veículos, operados pela empresa de autocarros Sales-Lentz, transportam até 14 passageiros por viagem em várias rotas locais.
Nos três autocarros, os pneus Goodyear estão equipados com sensores para recolher dados operacionais no mundo real, que os engenheiros e cientistas da Goodyear podem utilizar para mapear a manutenção preditiva e outros benefícios em termos de performance.
Fonte: Revista dos Pneus

Dunlop introduz um novo pneu no Mundial de Resistência da FIA

Dunlop introduz um novo pneu no Mundial de Resistência da FIA

A equipa da Dunlop Motorsport e as suas equipas no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) dirigem-se para o lendário circuito de Sebring, na Flórida, onde se reinicia a Super Temporada do WEC, 117 dias depois da última corrida, em Xangai.
Nessa corrida, a Dunlop alcançou a sua 45.ª vitória consecutiva no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, quando o Jackie Chan DC Racing Oreca, de Ho-Pin Tung, Gabriel Aubry e Stéphane Richelmi, conquistou a vitória em LMP2, numa prova disputada sob uma chuva torrencial.
O circuito de Sebring apresenta um desafio único no mundo das corridas de resistência. O carácter da pista, em particular os desníveis e a transição entre diferentes tipos de superfície, requer afinações diferentes das dos traçados mais convencionais.
A filosofia da Dunlop, de evoluir sempre para melhorar, significa que Sebring marcará a estreia de uma nova especificação de pneus.
Em Sebring, as equipas de LMP2 terão a opção de utilizar a "especificação C" da Dunlop pela primeira vez.
O regulamento do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA permite o uso de até três especificações de pneus para condições de piso seco numa temporada, mas, até agora, apenas era necessária uma especificação.
As três especificações foram submetidas a testes exaustivas nos chassis Dallara, Ligier e Oreca em vários circuitos, incluindo Silverstone, Sebring e Navarra.
A ação em pista do WEC teve início quarta-feira, 13 de março, com as 1.000 milhas de Sebring (aproximadamente, 8 horas de corrida), que começam às 16, hora local, na quinta-feira, dia 15 de março.
Fonte: Revista dos Pneus

Michelin lança novo pneu para SUV

Michelin lança novo pneu para SUV

A gama Michelin Pilot Sport dá as boas-vindas a um novo membro com a integração do Pilot 4 SUV, um pneu especialmente desenvolvido para veículos SUV desportivos e de altas performances.
O segmento SUV assistiu a um enorme crescimento nos últimos anos, em que se verificou a chegada ao mercado de veículos de altas performancesque representam um novo desafio para os designers de pneus.
Neste género de veículos, um centro de gravidade muito mais alto do que num desportivo convencional, conjugado com um peso superior, obrigam a que o pneu seja submetido a superiores cargas dinâmicas, especialmente em curva.
Por este motivo, a Michelin desenvolveu a nova gama Michelin Pilot Sport 4 SUV. Um pneu que substitui o Michelin Latitude Sport 3 e que pode ser utilizado em todo o tipo de veículos SUV, sejam de dimensões compactas, médios, do segmento premium ou desportivos, este último um setor em crescimento.
O novo pneu beneficia da capacidade de inovação do Grupo Michelin, assim como das mais recentes tecnologias utilizadas na gama Michelin Pilot Sport, com a ênfase colocada no controlo e na estabilidade a alta velocidade, além de garantir a segurança e a durabilidade.
Desenvolvido em colaboração com os construtores de automóveis mais exigentes, os novos Michelin Pilot Sport 4 SUV mudarão a forma como são percebidos os pneus de altas performances para os veículos SUV premium e desportivos.
O pneu Michelin Pilot Sport 4 SUV oferece um conforto excecional e o prazer de conduzir veículos SUV desportivos em condições seguras, tanto em piso seco como molhado, além de contar com uma maior durabilidade, em comparação com os seus concorrentes diretos.
A Michelin conseguiu combinar todas estas características através do recurso a tecnologias aplicadas na competição, incluindo as inovações incorporadas na mais recente geração Michelin Pilot Sport para Fórmula E.
Fonte: Revista dos Pneus

Continental é a marca preferida dos fabricantes de automóveis

Continental é a marca preferida dos fabricantes de automóveis

A Continental é, há vários anos, a escolha número um dos construtores de automóveis na Europa para equipamento de origem (OE).
Até ao final de 2019, a marca vai disponibilizar 175 artigos UUHP (pneu de ultra elevado desempenho com mais de 19"), em mais de 55 modelos.
Esta preferência advém da proximidade que a Continental mantém com os principais construtores de automóveis, cumprindo os mais rigorosos requisitos no processo de fabrico.
Além de sujeitar os pneus a exaustivos testes de desempenho, onde são avaliados critérios como o comportamento dinâmico/desportivo, o conforto, a resistência ao rolamento ou a travagem em piso molhado, entre muitos outros.
A abordagem da Continental ao mercado tem-se distinguido pela forma rápida eficaz como responde às necessidades e, sobretudo, às especificidades solicitadas pelos principais construtores de automóveis.
Este trabalho tem de ser efetuado numa relação de estreita colaboração entre a Continental e as marcas de automóveis, de forma a assegurar que o pneu se adequa e enalteça o comportamento dinâmico e desportivo do veículo, sempre em máxima segurança.
São muitos os exemplos desta parceria de sucesso entre o fabricante de pneus e as marcas de automóveis no que se refere ao fornecimento de equipamento de origem: o Grupo VW e a Rolls-Royce queriam oferecer aos seus condutores um pneu que assegurasse a sua segurança e mobilidade, sem restrições de distância percorrida e/ou velocidade, em caso de um furo no pneu.
De forma a satisfazer essa necessidade, a Continental incorporou a sua tecnologia ContiSeal na Geração 6 de pneus de turismo.
A Audi, a Tesla e a Mercedes-Benz queriam oferecer aos seus condutores um pneu com baixo nível de ruído interior, proporcionando uma condução mais silenciosa e confortável.
De forma a satisfazer esta necessidade, a Continental incorporou a sua tecnologia ContiSilent, que consiste em encher a cavidade do pneu com materiais que absorvem as vibrações e impedem a sua propagação pelos elementos do veículo até ao condutor, causando problemas de conforto acústico e mecânico (ruído, vibrações no volante).
Fonte: Revista dos Pneus