quarta-feira, 31 de julho de 2019

Bridgestone lança relatório de sustentabilidade

Bridgestone lança relatório de sustentabilidade

O Grupo Bridgestone publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2018-2019, destacando o forte progresso em direção ao seu compromisso global de ajudar a alcançar uma sociedade mais sustentável.
Dois anos antes do previsto, o grupo superou a sua meta de 2020 de reduzir a captação global de água em 35%.
Também introduziu, com sucesso, a sua Política Global de Compras Sustentáveis para 98% dos seus principais fornecedores de Nível 1, com a maioria dos fornecedores no processo de conclusão de avaliações de terceiros.
Além disso, ogGrupo co-lançou a Plataforma Global para a Borracha Natural Sustentável, em colaboração com outros fabricantes de pneus e partes interessadas do setor, para liderar as melhorias no desempenho socio-económico e ambiental da cadeia de valor da borracha natural.
“A nossa missão, servir a sociedade com qualidade superior, aborda a paixão da Bridgestone em melhorar a segurança e a vida das pessoas em todos os lugares”, afirmou o presidente do Conselho de Administração, CEO e Representante Executivo, Masaaki Tsuya.
"A nossa dedicação para lidar com essas responsabilidades sociais ganha vida no compromisso global de responsabilidade social corporativa do grupo: A Nossa Forma de Servir", acrescentou.
Através da sua forma de servir, o Grupo Bridgestone está focado em melhorar a forma como as pessoas se movimentam, vivem, trabalham e jogam através das três Áreas Prioritárias da Mobilidade, Pessoas e Meio Ambiente. Além disso, seis fundamentos de gestão articulam as elevadas expectativas que o grupo tem para operar como um negócio responsável.
O Relatório de Sustentabilidade 2018-2019 do grupo aborda seu trabalho nessas nove áreas e identifica como os seus esforços estão alinhados aos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Mais informações sobre o progresso da sustentabilidade do grupo, estão disponíveis no seu website.
Em 2018, o Grupo Bridgestone foi novamente nomeado para dois índices ambientais, sociais e de governance altamente conceituados, o Dow Jones Sustainability World Index e o FTSE4Good Index Series. Exemplos adicionais das suas conquistas globais incluem:
“O Grupo Bridgestone não pode alcançar a sua meta de gestão para ser uma empresa verdadeiramente global e “Dan-Totsu”, ou líder nas suas indústrias, sem também fazer sua a parte para garantir um futuro saudável para as pessoas e para o planeta”, destacou Tsuya.
"Por este motivo, a Nossa Forma de Servir está alinhada com uma série de tendências e questões chave da sociedade e, igualmente importante, está alinhada com a estratégia de negócios do grupo", concluiu o CEO.
 Fonte: Revista Pneus

Bridgestone é escolhida pela BMW para equipar novo X5

Bridgestone é escolhida pela BMW para equipar novo X5

A Bridgestone acaba de anunciar que as suas gamas de pneus premium foram selecionadas como equipamento original da quarta geração do BMW X5, bem como do novo BMW X7.
Continuando a sua longa relação com a BMW, a Bridgestone tem, atualmente, uma variedade de pneus em 15 tamanhos e padrões diferentes das gamas Alenza e Blizzak a rolar nos veículos da marca alemã.
“O design e a aplicação de um pneu desempenham um papel importante para garantir que um veículo atinja a sua capacidade máxima”, explica Shannon Quinn, presidente de Vendas de Equipamentos Originais nos EUA, Canadá e Bridgestone Americas Tire Operation.
“Valorizamos a nossa parceria com a BMW e estamos orgulhosos da colaboração durante o desenvolvimento da inovadora tecnologia de pneus orientada para o desempenho dos veículos desportivos da BMW”, acrescentou.
Concebidos no Centro Técnico da Bridgestone Americas em Akron, no Ohio, ambos os modelos da BMW apresentam tamanhos variados dos pneus Bridgestone Alenza 001 e Bridgestone Alenza Sport A/S.
O pneu Alenza 001 proporciona uma experiência de condução luxuosa, precisa em condições secas e húmidas, enquanto o pneu Alenza Sport A/S proporciona um desempenho de confiança em todas as estações, bem como uma condução confortável.
Os tamanhos selecionados tanto do pneu Bridgestone Alenza 001 como do pneu Bridgestone Alenza Sport A/S estarão disponíveis com a tecnologia Run Flat premium da Bridgestone.
Os condutores em mercados com clima de inverno poderão optar pelos pneus Bridgestone Blizzak LM001, que também estão disponíveis para os modelos BMW X5 e X7.
Os pneus Blizzak estão disponíveis em jantes de 18”, 19” e 20” para o BWM X5 e 20” e 21” para o BMW X7.
Os pneus de inverno Bridgestone Blizzak proporcionam igualmente um desempenho de extrema confiança e aderência aprimorada, tanto em condições de gelo e lama, como de neve severa.
Fonte: Revista dos Pneus

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Dunlop lança três novos pneus de moto

Dunlop lança três novos pneus de moto

A Dunlop anunciou que irá apresentar três novos pneus para moto na segunda metade de 2019, com o objetivo de criar o portfólio de produtos mais completo de que a marca já dispôs até hoje.
Os novos lançamentos incluirão um pneu de estilo retro, mas dotado da mais recente tecnologia, um novo pneu para a gama Geomax, vencedora em Supercross e MXGP, e um novo e inovador pneu para o segmento , tão em voga nos últimos tempos.
A Dunlop revelará em breve os detalhes relativos a um novo pneu para o mercado de aventura. Com o crescimento das vendas de motos que tanto se adaptam à a estrada como ao off-road, como BMW GS, Honda África Twin e Triumph Tiger, os motociclistas são cada vez mais exigentes com os requisitos dos seus pneus.
Sendo muitas motos escolhidas enquanto "SUV de duas rodas", os motociclistas procuram boa performance em molhado, condução desportiva e elevada quilometragem, e que se adaptem a condições off-road.
Para os técnicos, é, sem dúvida, uma combinação difícil de alcançar, mas a Dunlop combinou a experiência das suas equipas de desenvolvimento de motos desportivas e de todo-o-terreno para criar um pneu capaz de superar este desafio. Esta última adição, o Meridian, juntar-se-á à gama Trailmax no final do ano, para que os motociclistas possam planear as suas aventuras para 2020.
Este outono, a Dunlop lançará um produto determinante para a gama Geomax, o novo pneu para enduro chamado "EN91". Este novo produto dirige-se ao mercado da competição de Enduro, com compostos e caraterísticas de construção concebidas para maximizar a performance nas competições de longa distância.
Um dos segmentos que mais rapidamente cresce no mercado europeo de motos é o das roadster retro. Da BMW Cafe Racer à Yamaha XSR, a conjugação de um desempenho moderno com uma atmosfera nostálgica cativou o coração dos motociclistas.
A pesquisa da Dunlop revelou que muitos destes utilizadores exigem a mais recente tecnologia de pneus, capaz de lidar com a performance das suas motos, mas, ao mesmo tempo, procuram um desenho da banda de rolamento com um toque retro, de acordo com a aparência da sua moto.
Em agosto, a Dunlop lançará um pneu para satisfazer essas necessidades, inspirando-se num dos maiores êxitos da história da empresa na competição, o TT 100 GP, o primeiro pneu capaz de alcançar uma velocidade média de 160 km/h no famoso traçado do TT da Ilha de Man.
Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Moto na Europa, explica o implacável foco da Dunlop no desenvolvimento: "Nos últimos dois anos, a Dunlop centrou-se nos pneus hypersport, lançando no mercado cinco novos pneus. Ao mesmo tempo, temos estado a trabalhar para obter os mesmos resultados noutros segmentos. Um segmento emocionante, mas desafiante, é o das trail.”
“A Dunlop decidiu investir no Trailmax Meridian, um produto totalmente novo para motociclistas que procuram aventuras e anseiam por experimentar algo de novo com as suas motos. No mercado off-road, o novo Geomax EN91 completará uma oferta que já provou ser uma das mais competitivas do mercado. Por fim, o TT100 GP oferecerá una alternativa desportiva vintage à nossa atual gama de hypersport" concluiu o diretor. 
Fonte: Revista dos Pneus

Pirelli P Zero chega às 10.000 unidades ao abrigo do programa Ferrari XX

Pirelli P Zero chega às 10.000 unidades ao abrigo do programa Ferrari XX





O último evento Ferrari Racing Days, celebrado em Nürburgring, teve um convidado muito especial no paddock: Pirelli P Zero número 10.000 dos destinados ao programa Ferrari XX.
O Pirelli P Zero equipa alguns dos veículos mais exclusivos do mundo, como os FXX, FXX EVO, 599XX, 599XX EVO, FXX-K e FXX-K EVO, todos eles derivados de unidades de produção e desenvolvidos para utilização em circuito.
As unidades são muito rápidas, mas as modificações específicas realizadas pelos engenheiros de Maranello tornaram-nos ainda mais extremos.
Por exemplo, o FXX-K, já ultrapassa os 1.000 cv. E "calçar" viaturas de tamanha potência obriga a optar por uns pneus específicos para cada modelo.
A Pirelli iniciou, em 2011, a sua colaboração como fornecedora exclusiva deste programa, que já atingiu 10.000 unidades fabricadas.
O desenvolvimento de pneus sofreu alterações importantes ao longo da história do programa XX. No início, seguiu-se um padrão mais tradicional, utilizando de base o P Zero concebido para os monomarca do Ferrari Challenge.
Por outro lado, o processo seguido nos modelos mais recentes é baseado na mesma metodologia utilizada nos pneus de Fórmula 1.
Portanto, além dos testes em pista, os engenheiros da Pirelli recolheram dados diretamente do simulador da Scuderia Ferrari, que já tem aplicação nas mais elevadas esferas do desporto automóvel.
No caso do mais recente FXX-K EVO, os engenheiros da Pirelli conseguiram conceber um pneu em menos de seis meses. Tudo isto considerando as altíssimas exigências do modelo, capazes de gerar pressões aerodinâmicas que superam os 800 kg na velocidade máxima.
A partir do modelo que equipa o FXX-K, foi realizado um desenvolvimento específico nos pneus P Zero posteriores, que, agora, têm uma zona de contacto mais uniforme no momento onde as cargas aerodinâmicas estão no máximo.
Isto garante uma excelente estabilidade e desgaste mais uniforme, o que contribui para uma direção mais previsível e maior segurança, independentemente da experiência do condutor.
Acresce a necessidade específica ao nível das zonas de temperatura de funcionamento dos pneus para o programa XX, que garante níveis de prestações semelhantes em qualquer circuito do mundo, com qualquer tipo de asfalto ou meteorologia.
Por exemplo, o calendário de 2019 iniciou em fevereiro nas curvas repletas de areia do deserto do Bahrein e terminará em Itália, nas constantes subidas e descidas de Mugello, em outubro.
Outra importante inovação no programa XX estreou na semana passada em Nürburgring: os novos pneus Cinturato intermédios estão, agora, disponíveis para enfrentar as condições mais exigentes.
Este pneu recorre à mesma estrutura do que o slick, mas com um desenho de padrão direcional, além de um novo composto.
Com isto, permite aos pilotos explorar os modelos mais potentes de Maranello, mesmo em superfícies molhadas ou em condições de baixa temperatura.
Os veículos que pertencem ao programa Ferrari XX dispõem de pneus especiais para cada modelo, todos diferentes em especificações e dimensões.
A gama vai de 255/60 R19 para os pneus dianteiros do FXX ao 345/725 R20 (o 725 é uma especificação exclusiva dos pneus de competição) que circulam na traseira do FXX-K EVO.
Todos eles podem ser distinguidos mesmo à vista, já que incorporam o nome do veículo no flanco. Tal como os outros pneus de competição automóvel da Pirelli para GT, estas peças são produzidas em Izmit, na Turquia, fábrica onde os pneus de F1 foram produzidos durante muitos anos.
Fonte: Revista dos Pneus

sábado, 6 de julho de 2019

Hankook faz balanço positivo do patrocínio da UEFA Europa League

Hankook faz balanço positivo do patrocínio da UEFA Europa League

Mais uma vez, o fabricante de pneus Hankook pode aplaudir o seu compromisso nesta temporada como patrocinador oficial da UEFA Europa League.
Os fãs de futebol de toda a Europa tiveram a oportunidade de ganhar bilhetes VIP para a fase de grupos e eliminatórias, bem como para a final em Baku, através da "Hankook Ticket Arena" na Internet e através dos muitos canais europeus do Facebook.
A Hankook distribuiu mais de 400 ingressos VIP para esta temporada, 20 ingressos para a próxima temporada 2019/20 e muitos outros prémios durante os 15 dias de competição.
Nas horas que antecederam a final de 29 de maio, o entusiasmo reinou nas redes sociais. A Hankook recriou uma viagem virtual a Baku para os seus fãs com a campanha "10 Stops to Baku".
Postais de 10 cidades europeias conhecidas (Frankfurt, Munique, Maribor, Zagreb, Belgrado, Sofia, Istambul, Trabzon e Tbilisi, bem como Baku), foram mostrando a viagem e trouxeram oportunidades para ganhar fantásticos prémios.
Através da Hankook Ticket Arena, os participantes também puderam garantir um lugar na prestigiada "Amateur Final" no dia seguinte à final em Baku.
Durante esse evento, os vencedores tiveram a oportunidade de ser treinados pelo ex-jogador profissional Deco e pelo famoso YouTuber Behzinga. Mais tarde, jogaram sua própria partida no Estádio Olímpico de Baku.
"A colaboração de longa data com a UEFA Europa League oferece-nos uma plataforma única em todo o continente e é uma oportunidade ideal para reforçar, de forma sustentável, o reconhecimento da marca na Europa. É por isso uma grande alegria para nós ver quantos fãs participaram nas campanhas e promoções que oferecemos nas plataformas europeias Hankook", disse Han-Jun Kim, presidente da Hankook Tire Europe.
O fabricante de pneus Hankook participa, ativamente, na UEFA Europa League como um dos patrocinadores oficiais desde a temporada 2012/2013, sendo, portanto, o mais antigo patrocinador.
Com 64 equipas e 205 jogos, a UEFA Europa League é, sem dúvida, uma das maiores competições organizadas pela UEFA e uma das mais notáveis ​​do género em qualquer parte do mundo. Mais de 60 milhões de espetadores assistiram ao último jogo pela televisão.
Desde 2016, a Hankook também organiza o programa "Transportador Círculo Central" para a UEFA Europa League, que permite que jovens entre os 14 e os 20 anos façam parte da competição e levem o círculo central para o estádio na cerimónia.
Ao oferecer esta oportunidade aos jovens que perderam um familiar num acidente de trânsito, a Hankook pretende conscientizar sobre a questão da segurança rodoviária.
Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 aprovado nos testes de verão

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 aprovado nos testes de verão

O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 obteve o primeiro lugar no prestigiante teste de pneus de verão da Auto Bild allrad, deixando para trás a concorrência ao oferecer a distância de travagem combinada mais curta em superfícies secas e molhadas.
A Auto Bild allrad também elogiou o pneu pela sua performance global, pelo comportamento desportivo e pela direção precisa.
O Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, o pneu de verão mais completo da Goodyear para a estrada, também recebeu excelentes recomendações por parte da Gute Fahrt, da Auto Bild e da Auto Bild Sportscars.
As revistas louvaram a última adição da Goodyear à gama Eagle F1 pela sua excelente performance em piso molhado, especialmente em travagem e maneabilidade.
O Eagle F1 Asymmetric 5 também se destacou em superfícies secas. A Gute Fahrt descreveu o seu comportamento em seco como de primeira classe.
Por seu turbo, a AutoBild elogiou a excelente quilometragem e a elevada precisão direcional do pneu.
Os resultados do teste mostram que a travagem sobre piso molhado e a performance de maneabilidade na condução em seco do Eagle F1 Asymmetric 5 são únicas na sua classe.
O composto altamente refinado dos pneus garante a capacidade em situações de piso molhado.
A banda de rolamento amplia a superfície de contacto com a estrada, encurtando a distância de travagem nuns surpreendentes 4% em superfícies molhadas e 7% em piso seco, por comparação com o seu antecessor, o galardoado Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3.
 Fonte: Revista dos Pneus

Tecnologia Bridgestone prepara locais para terramotos

Tecnologia Bridgestone prepara locais para terramotos

A Bridgestone, única parceira olímpica e paralímpica mundial, com sede global em Tóquio, anunciou que forneceu os seus rolamentos de isolamento sísmico de última geração para dois locais permanentes recentemente construídos, que irão receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.
Como líder global com 90 anos de raízes no Japão, a Bridgestone orgulha-se de fornecer tecnologia avançada de proteção contra terramotos ao Centro Aquático de Tóquio para as modalidades de natação, mergulho e natação artística e para a Arena Ariake, onde o voleibol e basquetebol em cadeira de rodas serão as modalidades disputadas em Tóquio 2020.
Os rolamentos de isolamento sísmico são suportes estruturais flexíveis que isolam uma estrutura do solo para ajudar a reduzir a propagação do choque sísmico e, também, a diminuir a possibilidade de danos em caso de terramoto. Estes rolamentos variam nas suas medidas entre diâmetros de 600 mm e 1.800 mm.
Os dois novos locais, que devem ser concluídos ainda em 2019, apresentam uma estrutura de isolamento sísmico. A instalação dos rolamentos sob o teto, em vez de sob a fundação do local, ajuda a reduzir a carga sobre os elementos de suporte estrutural do teto. Este tipo de instalação é frequentemente utilizado em instalações em forma de hall ou cúpula com grandes espaços abertos, como as arenas desportivas.
"A Bridgestone tem estado na vanguarda da tecnologia de isolamento sísmico há décadas", disse Tomohiro Kusano, vice-presidente e diretor sénior responsável pelas soluções de produtos diversificados da Bridgestone Corporation.
“Os nossos rolamentos de isolamento sísmico irão ajudar a garantir uma experiência segura e agradável para todos os visitantes destes dois locais tão aguardados durante Tóquio 2020 e por muitos anos”, concluiu o vice-presidente.
A Bridgestone tem desenvolvido e fabricado a tecnologia de isolamento sísmico no Japão desde 1984. Hoje, os rolamentos de isolamento sísmico da empresa são utilizados em várias instalações no Japão e em todo o mundo, incluindo marcos históricos, como a Estação de Tóquio e a Câmara Municipal de Los Angeles, instalações de preparação para desastres naturais, prédios governamentais, hospitais, instalações comerciais e muito mais.
Após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, os rolamentos de isolamento sísmico da Bridgestone instalados no Centro Aquático de Tóquio e na Arena Ariake irão continuar a contribuir para a segurança de ambos os locais, pois serão anfitriões de outros eventos nacionais e internacionais e irão servir como áreas de recreação pública e centros culturais para o futuro.
Fonte: Revista Pneus

Bridgestone anuncia investimento de 36 milhões de euros

Bridgestone anuncia investimento de 36 milhões de euros

A Bridgestone anunciou que está a investir 36 milhões de euros para digitalizar as operações de fabrico e criar as fábricas inteligentes do futuro.
A partir de 2019, o projeto irá permitir que a Bridgestone responda de maneira mais rápida e flexível às necessidades cada vez maiores dos clientes, permitindo que a produção utilize menos energia e produza menos resíduos.
O investimento também irá permitir que os funcionários da Bridgestone tenham uma qualificação melhor para trabalhar com tecnologias digitais líderes do setor, o que irá ajudar a melhorar a eficiência dos recursos e a satisfação no trabalho.
O projeto da fábrica inteligente de 36 milhões de euros verá o seu processo de produção completo – cobre os produtos semi-acabados, o fornecimento de energia, a manutenção, a monitorização de produção e planeamento de produção - transformado em oito fábricas europeias, na Polónia, Hungria, Espanha, Itália e França. Estes serão beneficiados pela economia de energia, maior eficiência, redução de desperdícios e processos simplificados.
O primeiro destes projetos a ser lançado, "Energia Inteligente", otimiza o consumo de energia e os custos das usinas, o que permite uma economia de energia de, aproximadamente 10%.
O sistema de "Energia Inteligente" cria uma ligação entre os planos de produção e o consumo de energia e a modelagem destes irá otimizar a necessidade de energia da produção de pneus.
A digitalização das fábricas permite que os dados da produção de pneus sejam armazenados, analisados e utilizados pelos engenheiros da Bridgestone em Roma e Tóquio, para ajudar a projetar novos e melhores modelos de pneus. Estes novos modelos de pneus serão devolvidos à fábrica em formato digital, o que irá reduzir o tempo de produção da primeira série dos novos pneus pela metade.
A digitalização também terá um papel importante na melhoria da eficiência de produção da Bridgestone, permitindo a manutenção inteligente das instalações das fábricas. A inteligência artificial será utilizada para analisar dados e prever possíveis falhas em máquinas.
O sistema mede e analisa os principais parâmetros da maquinaria com a ajuda de sensores e automaticamente sugere manutenção para evitar problemas de funcionamento que podem ser caros. Este novo processo também poderá ajudar a otimizar o planeamento dos ciclos de manutenção.
O investimento na fábrica inteligente também poderá ajudar a reduzir os resíduos produzidos pela Bridgestone EMEA em toda a Europa. Um fluxo de dados sobre o desempenho da produção será enviado para um banco de dados baseado numa "nuvem", onde um algoritmo específico irá procurar conexões entre os parâmetros de produção e os recursos dos pneus fabricados.
A introdução da tecnologia de materiais inteligentes significa que os especialistas das fábricas podem pesquisar e gerir digitalmente o caminho de materiais preparados e produtos semiacabados dentro da fábrica. Isso poderá simplificar drasticamente o planeamento da produção e os processos administrativos, desde a mistura de materiais até ao armazenamento.
Fonte: Revista dos Pneus

Goodyear equipará Airbus A321XLR com Flight Radial

Goodyear equipará Airbus A321XLR com Flight Radial

Trem de aterragem dianteiro do novo avião A321XLR da Airbus será equipado com pneus Flight Radial da Goodyear.
O Flight Radial, um dos produtos de aviação mais avançados da Goodyear, incorpora a tecnologia Core Bead de liga de peso pluma e bandas para a zona de rolamento mais fortes e rígidas, com borracha melhorada, que oferecem estabilidade dimensional, superior vida útil e maior resistência aos cortes.
"Os pneus Flight Radial da Goodyear serão uma excelente opção para o novo Airbus A321XLR, e estamos encantados por sermos fornecedores deste impressionante avião", referiu Dan Smytka, presidente da unidade de negócios fora de estrada da Goodyear.
Este anúncio vem dar continuidade à relação de vários anos entre a Airbus e a Goodyear, sublinhando o compromisso do fabricante de pneus, que passa por fornecer produtos e serviços premium também à indústria da aviação.
Segundo a Airbus, o A321XLR oferecerá um raio de ação extralongo, sem precedentes, de até 4.700 nm, 15% mais do que a versão A321LR, mas com a mesma e inigualável eficiência de combustível.